audiovisual

Narrativas em Movimento fará primeira experiência de vídeo mapping no São Francisco

Narrativas em Movimento fará primeira experiência de vídeo mapping no São Francisco

A cidade de Piranhas, no sertão alagoano, será o próximo destino a receber a caravana do projeto que já passou por Marechal Deodoro e União dos Palmares

Com toda a sua beleza e riqueza cultural, a região margeada pelo Rio São Francisco já foi cenário para diversas produções audiovisuais, desde o clássico do cinema brasileiro “Bye Bye Brasil”  (1979) ao recente sucesso televisivo “Velho Chico”.
Mas no próximo dia 20 de dezembro o público ribeirinho vai vivenciar uma experiência inédita.  As águas do São Francisco serão transformadas numa enorme tela para um espetáculo de video mapping com a chegada do projeto Narrativas em Movimento a cidade de Piranhas.
A apresentação, que acontecerá na orla do município, será a primeira projeção mapeada feita nas águas do rio.
Assim como nas edições anteriores da caravana, em Piranhas as histórias, lendas e personagens da cidade irão inspirar o conteúdo do espetáculo, que será criado a partir de uma oficina realizada com o público local.  As inscrições são gratuitas.
A cidade ribeirinha será o terceiro destino visitado pelo projeto, que é idealizado pelo estúdio de criação Núcleo Zero e foi contemplado no programa Rumos Itaú Cultural.

MARECHAL DEODORO
Veja o vídeo aqui

A itinerância começou por Marechal Deodoro, onde cerca de 500 pessoas assistiram ao espetáculo projetado na fachado do convento Santa Maria Madalena. O espetáculo aconteceu no dia 15 de novembro, dia da Proclamação da República.  O público vibrou ao ver a cultura deodorense representada nas projeções exclusivas. Uma das sequências exibidas foi uma animação cujo o roteiro foi desenvolvimento pelos alunos da oficina ministrada pela equipe do projeto.

Um dos pontos altos da noite foi a apresentação da Banda de Pífano Esquenta Muié, que encerrou o evento com um show ao vivo após ser homenageada com uma animação que transformou seus integrantes em desenhos animados.

UNIÃO DOS PALMARES
Veja o vídeo aqui

Já em União dos Palmares o Narrativas em Movimento transformou a fachada da Casa do poeta Jorge de Lima numa  tela de 9 metros de altura e 34 metros de largura.

Ao todo foram exibidas seis sequências criadas pelos artistas visuais e animadores Weber Salles Bagetti, Werner Salles Bagetti, Ulysses Lins e Daniel Antunes. O conteúdo audiovisual foi elaborado para expressar os principais aspectos da cultura da cidade, que sediou o Quilombo dos Palmares, considerado por estudiosos o mais duradouro e mais organizado refúgio de negros escravizados das Américas.

Assim como a poesia do palmarino Jorge de Lima, a Serra da Barriga e o líder Zumbi foram destaques nos vídeos, mas a apresentação também trouxe o olhar dos jovens artistas da cidade, como é o caso do grupo União DMCS, que cedeu uma composição inédita especialmente para a ocasião, e da poeta Rosimeire Bernardo da Silva, que cedeu seu texto “Serra da Barriga”, uma releitura do poema de mesmo título escrito por Jorge de Lima.

As narrativas também retrataram poeticamente o simbolismo dos orixás e a padroeira da cidade, Santa Maria Madalena.

Uma surpresa foi reservada para o final da apresentação. O grupo Maracatu Baque Alagoano iniciou seu show diante da casa Jorge de Lima, ainda iluminada pela projeção. A mistura dos tambores com o espetáculo de luz e imagens arrebatou o público, que reagiu com aplausos ao belo momento.

PRÓXIMOS DESTINOS
O projeto Narrativas em Movimento realiza uma itinerância por seis cidades do interior de Alagoas. Após Marechal Deodoro,  União dos Palmares e Piranhas,  a cidade de Penedo receberá a caravana entre os dias 06 e 10 de janeiro. Água Branca e Porto Calvo também estão na rota do projeto, com datas ainda não definidas.

Para participar das oficinas os interessados devem enviar e-mail para o endereço narrativasemmovimento@gmail.com.

Acompanhe o projeto pelas páginas facebook.com/narrativasemmovimento e nucleozero.com.br

O que saiu na imprensa:

Projeto Narrativas em Movimento emociona o público de Alagoas (Matéria Diário do Poder)
Movimentando e colorindo o interior (CadernoB – Gazeta de Alagoas)
Projeções do Projeto Narrativas em Movimento contam a história de Marechal Deodoro (G1 – TV Gazeta)
Projeto de Educação Patrimonial faz itinerância por Alagoas (Blog Itau Cultural)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas