audiovisual

S. Bernardo reabre o Cine Clube Núcleo Zero

S. Bernardo reabre o Cine Clube Núcleo Zero

A visão de um gênio como Leon Hirszman (Eles Não Usam Black-tie) para a obra de um gigante como Graciliano Ramos está impressa em S. Bernardo (1973), longa-metragem que, apesar de pouco visto, figura entre os maiores clássicos do cinema brasileiro. No filme e também no cultuado romance do autor alagoano, o fazendeiro Paulo Honório (Othon Bastos) “revisa” a trajetória que lhe proporcionou fortuna, mas também lapidou o caráter de homem rude, rancoroso e paranóico. Hipnotizado pelo poder e movido pela cobiça, é capaz de, entre outras coisas, matar os que criam obstáculos para seus propósitos. Assim como a maioria dos personagens de Graciliano, Honório é um retrato fiel da realidade alagoana. Um tipo que, década após década, não se desvincula da nossa cultura. Já foi o senhor de engenho, o coronel, e hoje representa nossa classe política.

Longa foi rodado na cidade alagoana de Viçosa

Quando os índices de violência nos apontam como o Estado com o maior número de homicídios na história do País, nada mais pertinente que buscar entender as origens dessa tragédia social. O cinema de Hirszman e a literatura de Mestre Graça são ótimas ferramentas para refletir sobre quem somos. E por isso escolhemos S. Bernardo para retomar a programação do Cine Clube Núcleo Zero. A sessão vai rolar em breve. Fique atento para a divulgação de data e horário em nossas redes sociais. Você é nosso convidado.

SOBRE O CINECLUBE NÚCLEO ZERO

A publicidade é antropofágica, se nutre de referências de fora de seu universo. E por isso criamos o Cineclube Núcleo Zero para ver, discutir e pensar cinema. Sonho Tcheco, um documentário que analisa o papel da publicidade na sociedade de consumo, inaugurou o projeto. Outras sessões estão previstas, sempre com programação e horário definidos momentos antes. Com isso queremos atingir um público sempre inesperado, disposto compartilhar a experiência de ver um bom filme. Se você quiser participar, fique ligado. Mande seu e-mail para a gente, que a qualquer momento pode rolar a próxima sessão.



1 Comentário a S. Bernardo reabre o Cine Clube Núcleo Zero

  1. Quando é a próxima e a próxima…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas